Tireóide

Temos dois grandes grupos de doenças na tireóide: Doenças de função dela, como o hipotireoidismo e doenças na anatomia da tireóide, como os nódulos. Não necessariamente elas se correlacionam. Os nossos colegas endocrinologistas são os responsáveis pelo tratamento de problemas em sua função, enquanto os Cirurgiões de Cabeça e Pescoço cuidam de alterações na anatomia dessa glândula. 

Podemos encontrar cistos ou nódulos na tireóide, geralmente os cistos não demandam muita preocupação por serem sempre beningnos e dificilmente causam sintomas no pacientes. No entanto a presença de nódulos deve ser investigada por um especialista. Na conversa com um paciente que chega até o Cirurgião de Cabeça e Pescoço com nódulos tireoidianos, deve-se checar se esse paciente não apresenta sintomas de hipertireoidismo (taquicardia, queda de cabelos, sintomas intestinais, irritabilidade, arritmia), sintomas compressivos do trato aero-digestivo alto (dificuldade em deglutir ou dificuldade em respirar), o exame físico é fundamental uma vez que conseguimos identificar o quanto está tireóide está aumentada, se os nódulos tireoidianos estão se insinuando para dentro do tórax também. Após consulta devem ser solicitados exames pertinentes para melhor elucidação diagnóstica como Punção por Agulha Fina, Ultrassonografia de Pescoço com Doppler, Rx de tórax (permite avaliar desvio de traquéia ocasionado pela glândula aumentada), e exames laboratoriais. 

Quando há suspeita de malignidade, geralmente o tratamento cirúrgico é indicado. O tratamento cirúrgico proposto dependerá de diversos fatores, como idade, sexo, tamanho do nódulo, presença de outros nódulos na glândula, presença de linfonodomegalias associados e localização do nódulo. Podemos usar técnicas consagradas como tireoidectomia total e parcial ou até fazer cirurgias sem cicatriz com tireoidectomia transoral convencional ou robótica.

Por outro lado, se o nódulo for benigno, deve ser avaliado os sintomas do paciente, a presença de outros nódulos antes da indicação de tireoidectomia. Nesse caso conseguimos lançar mão de técnicas minimamente invasivas como a radioablação de nódulos tireoidianos.

O Dr. Evandro

O Dr. Evandro Lima e Silva, Cirurgião de Cabeça e Pescoço, é:

  • Formado na Faculdade de Medicina da USP;
  • Estagiado no Hospital San Martino de Genova em 2016 aprimorando Cirurgia de Laringe;
  • Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço;
  • Médico do Corpo Clinico do Hospital das Clinicas no Grupo de Tireoide Benigno;
  • Cirurgião convidado no Hospital Peter Maccallum Cancer Centre, em Melbourne-AUS.
  • Fez capacitação em Cirurgia Robótica no Advent Health Celebration – Florida-EUA.

/Dr.EvandroLima

@DrEvandroLimaeSilva

contato@cirurgiadecabecaepescoco.com.br

Contato

ICCP – Instituto de Cirurgia de Cabeça e Pescoço

 

Telefone: (12) 3922-1117 

Whatsapp: (12) 99676-3986

Avenida Cassiano Ricardo, 319 – Sala 104

Jardim Aquarius, CEP: 12246-870

Consultório Dr. Evandro Lima e Silva

Agende uma Consulta

Preencha o formulário abaixo e aguarde nosso retorno.

    Evandro Lima e Silva - Doctoralia.com.br

    Convênios e Planos de Saúde Atendidos

    Conversar
    Precisa de ajuda?