Glândulas Salivares

Os seres humanos apresentam três pares de glândulas salivares maiores e milhares de glândulas salivares menores espalhadas pelo trato aéreo-digestivo superior. Essas glândulas, como o nome diz, são produtoras de nossa saliva. As glândulas salivares maiores são: Parótida, Submandibular e Sublingual. Essas glândulas podem apresentar diversos tipos de doença como a infecções, cálculos e nódulos. Entre as infecções a mais comum é a caxumba, já muito difundida, muitas vezes as pessoas confundem as outras afecções dessa glândula com caxumba, o tratamento se resume a tratamento dos sintomas do paciente, geralmente esses quadros são auto-limitados. Os cálculos são pouco conhecidos, são parentes daqueles que todos conhecem que atacam nossos rins, porém cálculos de glândulas salivares tem suas particularidades, cada caso precisa ser avaliado individualmente e a partir dai será tomada a melhor decisão terapêutica. Podemos tratar com cirurgia transoral, tratamento conservador – esperando o próprio corpo expelir a pedra, cirurgia convencional com acesso cervical e até sialoendoscopia. Com nódulos precisamos avaliar o potencial de malignidade desses primeiramente através de uma boa anmnese e exame físico do paciente e posteriormente com exames como Punção por Agulha Fina, Ultrassonografiae Tomografia Computadorizada de Face com contraste. A cirurgia é o tratamento de escolha para nódulos.

O Dr. Evandro

O Dr. Evandro Lima e Silva, Cirurgião de Cabeça e Pescoço, é:

• Formado na Faculdade de Medicina da USP;
  • Estagiado no Hospital San Martino de Genova em 2016 aprimorando Cirurgia de Laringe;
  • Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço;
  • Médico do Corpo Clinico do Hospital das Clinicas no Grupo de Tireoide Benigno;
  • Cirurgião convidado no Hospital Peter Maccallum Cancer Centre, em Melbourne-AUS.
  • Fez capacitação em Cirurgia Robótica no Advent Health Celebration – Florida-EUA.

/Dr.EvandroLima

@DrEvandroLimaeSilva

contato@cirurgiadecabecaepescoco.com.br

ICCP – Instituto de Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Whatsapp: (12) 99676-3986

Avenida Cassiano Ricardo, 319 – Sala 104

Jardim Aquarius, CEP: 12246-870

Consultório Dr. Evandro Lima e Silva

Preencha o formulário abaixo e aguarde nosso retorno.

Evandro Lima e Silva - Doctoralia.com.br

Convênios e Planos de Saúde Atendidos